Revista Moviola – Revista de cinema e artes » Expediente

EDITORES

Elisandra Galvão é doutoranda do CPDA, da UFRRJ. É formada em jornalismo e fez mestrado na UFRJ onde analisou os filmes científicos do Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE).

 

 

 

juan posadaJuan Posada é professor universitário de filosofia e diretor de cinema, realizou os filmes Estado de Exceção (2012), Lets Play Jazz (2014), Ocidente (2015).

 

 

 

 

rosembaLuiz Rosemberg Filho é diretor de cinema, escritor e artista plástico carioca. Teve filmes proibidos no Brasil no período da ditadura empresarial-militar, mas nunca desistiu de amar e fazer cinema. Lançou recentemente Dois Casamentos e finaliza um novo filme sobre a guerra do Paraguai. Fez roteiros para os filmes Adyós General e Viva a Morte. Dirigiu Assuntina das Amérikas, Crônicas de um Industrial e O Santo e a Vedete.

 

antoniaAntonia de Thuin faz doutorado no programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio. Formada em design pela Esdi, também fez pós-graduação em História da Arte e em Interpretação de Conferências na PUC-Rio. Trabalha também como tradutora e intérprete.

 

COLABORADORES

 

Alessandro Pinzani é professor de Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina. Nascido em Florença, é mestre em filosofia pela Universidade de Florença, doutor em filosofia pela Universidade de Tübingen, onde trabalhou como pesquisador e docente e obteve a livre-docência em filosofia. Publicou entre outros Jürgen Habermas. Munique. Beck, 2007; Ghirlande di fiori e catene di ferro. Istituzioni e virtù politiche in Machiavelli, Hobbes, Rousseau e Kant. Florença: Le Lettere, 2006.

Alex de Souza é jornalista e editor de conteúdo do site Nominuto.com. Também colabora com o e-zine Disuptores.

Antonio Paiva Filho é Graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Exerce atividade como roteirista e crítico de cinema. De 2003 a 2006 foi editor da revista eletrônica Sombras Elétricas. Paralelamente, participa de outras atividades culturais. Em 2003 foi um dos organizadores do III Universidade em Cena – Festival de Teatro Universitário (DCE-Livre “Alexandre Vannucchi Leme” da Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes / Escola de Arte Dramática da USP), para o qual fez também a curadoria da mostra de filmes Teatro Lumière. Roteirizou e dirigiu A Paixão Faz Dor no Crânio Mas Não Ataca O Coração e, no momento, está pré-produzindo o documentário Nós, estudantes…

Ariane Mondo é jornalista, especializou-se na realização de documentários durante dois anos na Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba. Há alguns anos a documentarista vive na imaginária ponte-aérea Brasil/Alemanha, onde desenvolve novas ideias de documentários, além de trabalhar como produtora, assistente de direção, jornalista freelance e especialista em caipirinhas de fundo de quintal.

Aristeu Araújo é jornalista e cineasta. Realizou o documentário Crime é Silêncio, RuivosEsperaEstelaNaquela Noite Ele Sonhou com Um Mar Azul e Por que Corro?. É um dos fundadores da Revista Moviola, onde foi  editor, programador, crítico e repórter entre os anos de 2007 e 2013. Atualmente se dedica à roteirização do seu primeiro longa-metragem, além de trabalhar na produção e curadoria de mostras de cinema. É, ainda, sócio da produtora Haver Filmes. Seus curtas e outros trabalhos podem ser vistos no seu site pessoal.

Fernando Secco é diretor de dez curta-metragens – entre eles Galápagos (2007) e Noite de Serão (2008) -, além de editor de um total de vinte e um curtas. Atualmente, trabalha na finalização do seu primeiro documentário, “Esquimó”. Cursa Cinema na UFF, trabalha com edição de imagem e fotografia still. (visite seu site fsecco.com)

Guilherme S. Francisco é fotógrafo e editor de vídeo. Estuda Cinema na Universidade Federal Fluminense e, na Moviola, é câmera das entrevistas.

Helil Neves é formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e é grande fã de mestres do terror como Mario Bava e o próprio José Mojica Marins.

Ismar Tirelli Neto é um carioca das letras e da música. Contista, poeta e vocalista da banda Subterrâneos. É também autor do blog A Arte Perdida do Romance Epistolar.

Josimey Costa é jornalista, escritora, ensaísta, videomaker e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É autora do ensaio Escritura lavrada em pauta e alinhavos de fé, no livro Jornalismo e literatura: a sedução da palavra, e co-organizou a obra Complexidade à flor da pele: ensaios sobre ciência, cultura e comunicação.

maysaMaysa Monção é formada em cinema pela Universita Tor Vergata de Roma e em comunicação e letras pela Universidade Mackenzie. É professora, tradutora, crítica, dramaturga e performer. Curadora da sessão italiana do Portobello Film Festival, Maysa trabalhou com Antunes Filho e Gerald Thomas no teatro.

Naomi Conte é escritora. Publicou o livro de contos A livraria da esquina e outros contos de mulheres. A autora escreve no blog Contos Interditos.

Pelhtale é desenhista e poeta.

Rafael de Luna Freire é professor do curso de Cinema da UFF, Coordenador de Documentação da Cinemateca do MAM e diretor da Associação Cultural Tela Brasilis.

Renata Mizrahi escreveu seu texto a convite da Revista Moviola. É atriz da Cia Teatro de Nós. Semanalmente ela escreve para o site Drama Diário.

Rita Melo é pintora, portuguesa e desde 1999 vem expondo seus trabalhos. Na internet, elas faz divulgação das telas através do seu blog.

Roberto D’Ugo Junior é professor de Comunicação e radioasta. Hoje mantém o podcast Música Discreta.

Sofia Helena é estudante de Filosofia e iniciante na redação de ensaios cinematográficos.

Thaís Grechi é fotógrafa e estudante de cinema pela Universidade Federal Fluminense. No momento ela finaliza o seu segundo curta-metragem. Na Revista Moviola, grava as entrevistas em vídeo.

Thiago Ponce de Moraes é poeta e tradutor. Faz parte do Conselho Editorial da Zunái – Revista de poesia & debates – e do Jornal de Poesia Contemporânea – O Casulo. E é um dos organizadores da Flap! carioca.

Yuri Borges é jornalista. Ele também é colaborador do e-zine Disruptores.

Por Revista Moviola

19 de Abril de 2018

  A mostra Corpos da Terra, cujas produções selecionadas refletem sobre a resistência indígena no Brasil atual, tem sua segunda edição entre os dias 20 e 23 de abril. O evento é realizado em parceria com o CineMosca e, além da exibição de filmes, terá mesas de discussão sobre a diversidade de mundos indígenas em […]

Por Revista Moviola

17 de Abril de 2018

  A dica de um precioso acervo para entender a situação indígena no Brasil atual é da jornalista Raquel Baster, mineira que vive atualmente no estado da Paraíba e colaborada com algumas atividades do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTN-NE), entre elas, a oficina de roteiro para o documentário Mulheres rurais em movimento (2016), filme […]

Por Revista Moviola

14 de Abril de 2018

O documentário O desmonte do Monte, dirigido por Sinal Sganzerla, aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. O Morro do Castelo, conhecido como “Colina Sagrada”, foi escolhido pelos colonizadores portugueses para ser o local das primeiras moradias e fundação da cidade do Rio de Janeiro. Apesar de sua importância histórica e […]

Por Revista Moviola

12 de Abril de 2018

  O documentário Auto de Resistência, dirigido por Natasha Neri e Lula Carvalho,  aborda os homicídios praticados pela polícia contra civis no estado do Rio de Janeiro. As mortes e as violações dos direitos humanos acontecem em casos conhecidos como “autos de resistência” – classificação usada para evitar que os policiais sejam responsabilizados pelos homicídios, […]

Por Revista Moviola

11 de Abril de 2018

O filme Livre Pensar – cinebiografia Maria da Conceição Tavares homenageia uma das economistas mais importantes do Brasil e, particularmente, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A sessão de exibição do documentário ocorrerá dia 24 de abril, às 18h, no Salão Pedro Calmon da UFRJ (Av. Pasteur, 250, 2º andar / Urca). A […]

Anima Mundi Animação animações Brasil Cineclube Cinema cinema americano cinema brasileiro Cinema francês Crítica crítico de cinema Curta Curta-metragem Curtas Documentário Entrevista Facha Festival Festival de Berlim Festival de Cannes Festival de Veneza Festival do Rio Festival do Rio 2009 Festival do Rio 2010 Festival do Rio 2011 Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 Fest Rio festrio filme França Gay Literatura London Film Festival Luiz Rosemberg Filho Mix Brasil Mostra Mostra de Tiradentes Música Odeon Oscar Resenha Rio de Janeiro Versos É Tudo Verdade

WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck and Luke Morton requires Flash Player 9 or better.