Revista Moviola – Revista de cinema e artes » Pandora’s Promise

Pandora’s Promise


Por

Publicado em 2 de Dezembro de 2013

Pandora's Promise, de Robert Stone.

(Londres, Moviola) – Um documentário norte-americano sobre a energia nuclear, premiado em Sundance, e em seguida uma sessão aberta ao público com o diretor Robert Stone, o escritor Mark Lynas e o cultuado músico Brian Eno, numa tarde de sexta-feira. Parecia algo imperdível, mas ao mesmo tempo inocente, ligeiro. Não foi.

Pandora’s Promise é um documentário muito bem construído e com o intuito deliberado de convencê-lo de que a única saída para resolver o problema da energia no mundo é investindo em energia nuclear. É muito importante que você não leve ao cinema o seu background sobre o que entende de “nuclear”, e que geralmente está associado a “bomba nuclear”. Veja o filme com a cabeça, não com o coração.

Por exemplo, repense a ideia de que a única alternativa que poderia competir com a energia nuclear é o aproveitamento de carvão, e pense nas consequências disso para o planeta. Você pode argumentar que há a energia eólica ou a solar, mas se compararmos com a nuclear, veremos que as primeiras são muito menos eficientes e geram muito menos energia.

Apresentando uma série de testemunhos de ambientalistas que mudaram de ideia a respeito do tema, Pandora’s Promise acumula argumento atrás de argumento, em prol da energia nuclear, inclusive balizando a posição dos “verdes”. Com fatos. 3.000.000 de pessoas morrem por ano com problemas decorrentes da poluição. Em Chernobyl, num dos piores desastres com reator nuclear, apenas 60 pessoas morreram. O nível de radioatividade hoje em Tóquio é 14; em Guarapari, nas areias curativas, 30. Então, existe um mito aí do que o organismo pode suportar de radioatividade e do que é benéfico ou não. Os sobreviventes de Chernobyl e Fukushima não tiveram nenhuma sequela de problemas cancerígenos, até então, relacionados diretamente com a exposição à radioatividade.

É muito claro, no entanto, que a intenção de Stone é despolitizar a questão, uma vez que nos Estados Unidos é bem nítido quem apoia o investimento em energia nuclear (os republicanos) e quem é contra (os democratas). Como Stone mesmo diz: “Não se trata de um problema técnico, mas de um problema político”.

Eu ignorava, por exemplo, que 80% da energia produzida na França vem de reatores nucleares. E que eles os construíram em relativamente pouco tempo, da década de 70 para cá. Nunca ouvi falar de nenhuma tragédia na França em decorrência de explosões de reatores nucleares. Você sabe de alguma?

Também quando se pensa no lixo atômico, ignoram-se os dados verdadeiros. A produção de lixo atômico é ínfima e muito bem regulada, o que não acontece com o lixo orgânico, ou com os resíduos da combustão do carvão.

Enfim, é óbvio que o documentário suscitará polêmica. Brian Eno mesmo admitiu que suas duas filhas brigaram com ele. Mas penso indubitavelmente que devemos refletir sobre o assunto sob a inspiração de Palas Athena, a deusa da justiça, que nasceu da cabeça e não foi fruto de uma relação sexual, ícone que significa que a justiça deve ser feita tão-somente com a lógica. Vendo as imagens filmadas no Rio de Janeiro das inúmeras ligações “gato” nas favelas, reconhecemos o quanto estamos dependentes de uma forma de energia, e que não estamos nem um pouco propícios a encomizar. Pelo contrário, arranjamos mais e mais usos para ela.

Pandora’s Promise vai estrear no Brasil, garantiu-me Stone. Siga o site do filme, ou, se for muito curioso, veja no I-tunes, a partir de 3 de dezembro.

Pandora’s Promise, de Robert Stone (2013, EUA)



Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Dê a sua opinião. Mas lembre-se: os comentários serão moderados. Apenas após análise dos editores eles serão postados.



RSS feed para comentários deste artigo | TrackBack URL

 

Por Revista Moviola

19 de Outubro de 2019

              O longa-metragem Fendas apresenta uma protagonista mulher e paisagens, sons e imagens que envolvem seu trabalho num centro de pesquisas no Rio Grande do Norte. Seus objetos de pesquisa e seu cotidiano se mesclam. A personagem, uma cientista do campo da física, captura imagens de pessoas à distância. […]

Por Marcella Rangel

22 de Março de 2019

Se7en (1995) é o segundo filme do diretor David Fincher, no elenco, Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey na pele de um serial killers dos mais interessantes do cinema. O filme conta a história de David Mills (Pitt) e sua mulher, Tracy (papel de Paltrow), o casal esta de mudança mudaça para […]

Por Revista Moviola

20 de Março de 2019

Nos arredores de Orlando, na Flórida, em hotéis e complexos de quinta categoria – com imitações plastificadas de atrações dos parques tão próximos da Disney – são oferecidas estadias para turistas que querem economizar, como também servem de moradia, não oficial, para famílias americanas de baixa renda. Projeto Flórida (2017) é povoado por estes personagens, […]

Por Revista Moviola

15 de Março de 2019

O filme Encantada (2007) conta a história da princesa Giselle (Amy Adams), que mora no reino de Andalasia. Certo dia, após cair em um poço, ela vai parar na cidade de Nova Iorque. Lá encontra Robert (Patrick Dempsey), um procurador e se hospeda no apartamento dele. Edward (James Marsden), o príncipe de Andalasia, também cai […]

Por Revista Moviola

26 de Fevereiro de 2019

Perigo Por Encomenda (2012), escrito e dirigido por David Koepp, traz ao público a cidade de Nova York como elemento determinante na narrativa e na estética do filme. O longa conta a história de um mensageiro que usa como transporte uma bicicleta (Wilee, interpretado por Joseph Gordon-Levitt) em Manhattan, o personagem precisa entregar, um envelope […]

Anima Mundi Animação animações Brasil Cineclube Cinema cinema americano cinema brasileiro Cinema francês Crítica Crítica Cinematográfica crítico de cinema Curta Curta-metragem Curtas Documentário Entrevista Facha Festival Festival de Berlim Festival de Cannes Festival de Veneza Festival do Rio Festival do Rio 2009 Festival do Rio 2010 Festival do Rio 2011 Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 festrio ficção filme Gay Literatura London Film Festival Luiz Rosemberg Filho Mix Brasil Mostra Mostra de Tiradentes Odeon Oscar Poemas Resenha Rio de Janeiro Versos É Tudo Verdade

WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck and Luke Morton requires Flash Player 9 or better.