Revista Moviola – Revista de cinema e artes » Terça, Depois do Natal

Terça, Depois do Natal


Por

Publicado em 2 de Outubro de 2010

Paul se divide entre a mulher Adriana e a amante Raluca, dentista de sua filha. Ele revela o caso para a esposa – contudo, até o divórcio (na terça, depois do natal), ambos mantêm as aparências junto à família, durante a ceia e na entrega dos presentes.

Terça, Depois do Natal segue a cartilha realista do novíssimo cinema romeno, aberta com a obra-prima A Morte do Senhor Lazarescu, de Cristi Puiu. Radu Muntean descreve a intimidade, entre quatro paredes, dos casais Paul / Adriana e Paul / Raluca. Por um lado, o dia-a-dia de marido e esposa com a filha pequena, as compras na loja, as relações com a irmã de Adriana e com os pais de Paul, os jantares com os amigos, os problemas no trabalho. Por outro, os encontros fugidios dos amantes, o conflito de Paul com a mãe de Raluca, as incertezas sobre o futuro. São longos planos-sequências, que o cineasta tensiona ao máximo a fim de devassar os efeitos da traição sobre o comportamento das personagens – o incômodo de quando Adriana visita Raluca no consultório é o mesmo da festa de aniversário em 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, de Cristian Mungiu.

No entanto, ao contrário de A Morte do Senhor Lazarescu, 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, À Leste de Bucareste, Como Festejei o Fim do Mundo ou Boogie, não há sinais da ditadura comunista de Nicolae Ceauscescu em Terça, Depois do Natal. A Romênia vive no pleno capitalismo e se integrou à Europa e à zona do Euro, Adriana, Raluca e Paul são profissionais liberais de sucesso que pertencem à classe média e os presentes natalinos indicam que o consumo se tornou o novo “ópio do povo”. Carros importados, celulares, telescópios: o drama sobre infidelidade que Radu Muntean filma é, essencialmente, burguês.

Terça, Depois do Natal, de Radu Muntean, 2010.

Veja a cobertura completa do Festival do Rio 2010.



1 Commentário sobre 'Terça, Depois do Natal'

  1.  

    2 Outubro, 2010| 10:48 am


     

    Espero que você não ache que o fato de não citar a ditadura diminui o filme. Senão entraremos no mesmo problema do cinema brasileiro, “obrigado” a falar de pobreza.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Dê a sua opinião. Mas lembre-se: os comentários serão moderados. Apenas após análise dos editores eles serão postados.



RSS feed para comentários deste artigo | TrackBack URL

 

Por Revista Moviola

22 de Março de 2019

Se7en (1995) é o segundo filme do diretor David Fincher, no elenco, Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey na pele de um serial killers dos mais interessantes do cinema. O filme conta a história de David Mills (Pitt) e sua mulher, Tracy (papel de Paltrow), o casal esta de mudança mudaça para […]

Por Revista Moviola

20 de Março de 2019

Nos arredores de Orlando, na Flórida, em hotéis e complexos de quinta categoria – com imitações plastificadas de atrações dos parques tão próximos da Disney – são oferecidas estadias para turistas que querem economizar, como também servem de moradia, não oficial, para famílias americanas de baixa renda. Projeto Flórida (2017) é povoado por estes personagens, […]

Por Revista Moviola

15 de Março de 2019

O filme Encantada (2007) conta a história da princesa Giselle (Amy Adams), que mora no reino de Andalasia. Certo dia, após cair em um poço, ela vai parar na cidade de Nova Iorque. Lá encontra Robert (Patrick Dempsey), um procurador e se hospeda no apartamento dele. Edward (James Marsden), o príncipe de Andalasia, também cai […]

Por Revista Moviola

26 de Fevereiro de 2019

Perigo Por Encomenda (2012), escrito e dirigido por David Koepp, traz ao público a cidade de Nova York como elemento determinante na narrativa e na estética do filme. O longa conta a história de um mensageiro que usa como transporte uma bicicleta (Wilee, interpretado por Joseph Gordon-Levitt) em Manhattan, o personagem precisa entregar, um envelope […]

Por Revista Moviola

21 de Fevereiro de 2019

Garota Sombria Caminha Pela Noite (2014) é um filme baseado em um curta de terror, com roteiro e direção de Ana Lily Amirpour e vencedor do prêmio da Revelação Cartier no Festival de Deauville em 2014. Uma produção realizada por imigrantes iranianos nos Estados Unidos que traz um estilo mesclado entre o horror, a fantasia, […]

Anima Mundi Animação animações Brasil Cineclube Cinema cinema americano cinema brasileiro Cinema francês Crítica Crítica Cinematográfica crítico de cinema Curta Curta-metragem Curtas Documentário Entrevista Facha Festival Festival de Berlim Festival de Cannes Festival de Veneza Festival do Rio Festival do Rio 2009 Festival do Rio 2010 Festival do Rio 2011 Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 festrio ficção filme Gay Literatura London Film Festival Luiz Rosemberg Filho Mix Brasil Mostra Mostra de Tiradentes Música Odeon Oscar Resenha Rio de Janeiro Versos É Tudo Verdade

WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck and Luke Morton requires Flash Player 9 or better.