Revista Moviola – Revista de cinema e artes » Mostra Faróis do Cinema

Mostra Faróis do Cinema


Por

Publicado em 6 de Setembro de 2010

De 6 a 19 de setembro, a cidade do Rio de Janeiro vai estar mais iluminada pela mostra Faróis do Cinema. Tudo começou quando o extinto DocBlog do Globo Online, concebido pelo crítico e pesquisador Carlos Alberto Mattos, publicou entre 2007 e 2008 a série “Faróis”, na qual 39 importantes documentaristas brasileiros apontaram e comentaram os filmes que consideravam decisivos na sua formação.

Mattos, que também é o curador da mostra Faróis do Cinema, destaca que o fato de o evento ter sido criado a partir de um blog “demonstra o potencial da blogosfera para gerar ideias e eventos capazes de saltar da rede virtual para o offline da cena cultural. Aquilo que no blog eram comentários rápidos, sintéticos, agora poderá se transformar em reflexões mais aprofundadas.”

A mostra que ocorre agora, deriva desse importante levantamento que nos ajuda a compreender melhor o gênero documentário praticado no Brasil.

Faróis do Cinema contempla o hibridismo de estilos, lançando um olhar aguçado sobre as obras e inspirações de 10 documentaristas brasileiros. Observando a programação atentamente, vemos que há ficções e documentários de todas as épocas e para todos os gostos: presentes estão o lirismo do documentarista armênio Artavazd Pelechian, a verve antropológica de Jean Rouch, o olhar inovador de Dziga Vertov e surpreendentemente, a poesia melancólica do cubano Nicolás Guillén Landrián.

Não poderiam faltar os clássicos Corações e Mentes, Cabra Marcado para Morrer e Iracema – Uma Transa Amazônica. Isso para citar somente alguns dos que integram a programação.

A mostra ainda terá duas sessões especiais: uma dedicada à memória de um participante da série Faróis original, o cineasta, diretor de fotografia e artista plástico Mário Carneiro, morto em 2007. E a sessão Novas Luzes, que dará espaço a alguns talentos emergentes do nosso cinema, mostrando curtas recentemente premiados.

Destaque também para a exibição de dois ‘Globo Repórter’ da década de 70, dirigidos por Maurice Capovilla: Bahia de Todos os Santos e Os Homens Verdes da Noite. À época, a Globo acabou não mostrando este último.

Além de exibições de filmes, haverá também encontros entre público e realizadores, ocasiões em que poderemos entender mais claramente as influências e escolhas artísticas de cada documentarista participante da mostra.

As conversas realizadas sempre em duplas, serão com os cineastas Eduardo Coutinho, Vladimir Carvalho, Maurice Capovilla, Sandra Werneck, Jorge Bodanzky, Silvio Da-Rin, Eryk Rocha, Sylvio Back, Bebeto Abrantes e Octavio Bezerra.

Que venham, então, as luzes inspiradoras desses faróis!

Serviço:
Mostra Faróis do Cinema – Documentário Brasileiro

De 6 a 19 de setembro, no Rio de Janeiro
Locais de exibição: Caixa Cultural RJ e Oi Futuro Ipanema
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)
Encontros com cineastas: entrada franca.
Programação completa e outras informações:
www.faroisdocinema.com.br
Realização: Instituto Femina e Laffilmes Cinematográfica



Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Dê a sua opinião. Mas lembre-se: os comentários serão moderados. Apenas após análise dos editores eles serão postados.



RSS feed para comentários deste artigo | TrackBack URL

 

Por Revista Moviola

22 de Março de 2019

Se7en (1995) é o segundo filme do diretor David Fincher, no elenco, Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey na pele de um serial killers dos mais interessantes do cinema. O filme conta a história de David Mills (Pitt) e sua mulher, Tracy (papel de Paltrow), o casal esta de mudança mudaça para […]

Por Revista Moviola

20 de Março de 2019

Nos arredores de Orlando, na Flórida, em hotéis e complexos de quinta categoria – com imitações plastificadas de atrações dos parques tão próximos da Disney – são oferecidas estadias para turistas que querem economizar, como também servem de moradia, não oficial, para famílias americanas de baixa renda. Projeto Flórida (2017) é povoado por estes personagens, […]

Por Revista Moviola

15 de Março de 2019

O filme Encantada (2007) conta a história da princesa Giselle (Amy Adams), que mora no reino de Andalasia. Certo dia, após cair em um poço, ela vai parar na cidade de Nova Iorque. Lá encontra Robert (Patrick Dempsey), um procurador e se hospeda no apartamento dele. Edward (James Marsden), o príncipe de Andalasia, também cai […]

Por Revista Moviola

26 de Fevereiro de 2019

Perigo Por Encomenda (2012), escrito e dirigido por David Koepp, traz ao público a cidade de Nova York como elemento determinante na narrativa e na estética do filme. O longa conta a história de um mensageiro que usa como transporte uma bicicleta (Wilee, interpretado por Joseph Gordon-Levitt) em Manhattan, o personagem precisa entregar, um envelope […]

Por Revista Moviola

21 de Fevereiro de 2019

Garota Sombria Caminha Pela Noite (2014) é um filme baseado em um curta de terror, com roteiro e direção de Ana Lily Amirpour e vencedor do prêmio da Revelação Cartier no Festival de Deauville em 2014. Uma produção realizada por imigrantes iranianos nos Estados Unidos que traz um estilo mesclado entre o horror, a fantasia, […]

Anima Mundi Animação animações Brasil Cineclube Cinema cinema americano cinema brasileiro Cinema francês Crítica Crítica Cinematográfica crítico de cinema Curta Curta-metragem Curtas Documentário Entrevista Facha Festival Festival de Berlim Festival de Cannes Festival de Veneza Festival do Rio Festival do Rio 2009 Festival do Rio 2010 Festival do Rio 2011 Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 festrio ficção filme Gay Literatura London Film Festival Luiz Rosemberg Filho Mix Brasil Mostra Mostra de Tiradentes Música Odeon Oscar Resenha Rio de Janeiro Versos É Tudo Verdade

WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck and Luke Morton requires Flash Player 9 or better.