Revista Moviola – Revista de cinema e artes » Domingos em dose dupla

Domingos em dose dupla


Por

Publicado em 25 de Setembro de 2008

O Festival do Rio, que começa oficialmente amanhã, 26, traz na programação dois filmes de Domingos de Oliveira: Juventude e Todo Mundo tem Problemas Sexuais. Ambos marcam a estréia de Marcia Zanelatto, que trabalha há três anos com o diretor, como colaboradora no roteiro do primeiro filme e assistente de direção no segundo.

Marcia enviou, com exclusividade para a Revista Moviola, sete motivos para assistir aos filmes – 14 se somados. Confira abaixo a lista e escolha um ou mais motivos para ir ao cinema.  Os argumentos de Marcia são convincentes. Veja ainda a entrevista que realizamos com o casal Domingos Oliveira e Priscilla Rozenbaum.


7 motivos para assistir Juventude

1. Dá vontade de viver.

2. O trio Paulo José, Domingos Oliveira e Aderbal Freire-Filho, mestres de quem faz cinema ou teatro, delícias para quem gosta de assistir um ou outro. É imperdível.

3. O roteiro é mais uma pérola semi-biográfica do Domingos. Quem passou por Todas as mulheres do mundo e Separações não pode deixar esse de fora. Domingos aos 70 é de uma beleza incrível.
4. É um filme de médio orçamento e uma lição de como emocionar gastando pouco.

5. A direção de Domingos, filmando há 42 anos, é única. Filma com traços da nouvelle vague e se renova sem se perder nas firulas contemporâneas. Ele sabe filmar.

6. Natara Ney dá um show de bola no corte do filme. Ela trabalha com o conceito juventude e faz o filme ficar ágil como um Mercúrio.

7. A interação entre o roteiro e a produção – de Renata Paschoal – é igualmente uma aula. O filme toda rodado em uma única locação, uma mansão em Itaipava, onde a equipe ficou hospedada. E surgem pérolas: a cena sobre as mulheres é na mesa de jogo de dados; sobre virilidade diante do alvo de dardos; na sauna se fala dos sufocos inevitáveis da saúde; à ceia se dão as revelações dos segredos; sob a tempestade (verdadeira, diga-se de passagem) a grande briga; no jardim… só podia ser no jardim, fala-se sobre escrever.

7 motivos para ver Todo Mundo Tem Problemas Sexuais

1. Dá tesão.

2. Pedro Cardoso está hilário, mas isso é redundância. O maior comediante do Brasil desfila sacadas que nos faziam sofrer no set, por não podermos nos derramar em sonoras gargalhadas. E o elenco todo dá show. Claudia Abreu de ninfomaníca, Orã Figueiredo de pervertido, Paloma Riani de cachorra, a dupla Kosovski e Rozenbaum numa tórrida fantasia sexual. Quer mais o que?

3. As histórias são ótimas e Domingos dá outra aula de roteirista, as short cuts.

4. É um enlace sexual do cinema com o teatro. A linguagem do filme só poderia sair da cabeça de um cara que tem tanta intimidade com a câmera quanto com o palco.

5. Vai adiantar muito o trabalho do seu analista. Da sua namorada então…

6. A arte do Ronald Teixeira é um tesão. Ele pegou o acabado Teatro Dulcina e deu um sacode! As locações são irrepreensíveis!

7. Por fim, porque você nunca viu nada igual. É totalmente diferente de tudo. Talvez seja mais um prenúncio da fusão das artes. Quem viver, verá.

Até lá! Um grande abraço da Marcia Zanelatto.

Juventude, 72min | Première Brasil
Segunda, dia 29/9, às 22h30, no Cine Odeon Petrobras
Terça, dia 30/9, às 13h30, no Cine Odeon Petrobras
Quarta, dia 1/10, às 13h30, no Estação Vivo Gávea 3
Quarta, dia 1/10, às 20h20, no Estação Vivo Gávea 3

Todo mundo tem problemas sexuais, 80min |  Première Brasil
Quarta-feira, dia 8/10,às 20h, no Cine Odeon Petrobras
Quinta-feira, dia 9/10, às 15h40, no Estação Vivo Gávea 3
Quinta-feira, dia 9/10, às 22h10, no Estação Vivo Gávea 3

Veja a cobertura completa do Festival do Rio 2008



Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Dê a sua opinião. Mas lembre-se: os comentários serão moderados. Apenas após análise dos editores eles serão postados.



RSS feed para comentários deste artigo | TrackBack URL

 

Por Revista Moviola

22 de Março de 2019

Se7en (1995) é o segundo filme do diretor David Fincher, no elenco, Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey na pele de um serial killers dos mais interessantes do cinema. O filme conta a história de David Mills (Pitt) e sua mulher, Tracy (papel de Paltrow), o casal esta de mudança mudaça para […]

Por Revista Moviola

20 de Março de 2019

Nos arredores de Orlando, na Flórida, em hotéis e complexos de quinta categoria – com imitações plastificadas de atrações dos parques tão próximos da Disney – são oferecidas estadias para turistas que querem economizar, como também servem de moradia, não oficial, para famílias americanas de baixa renda. Projeto Flórida (2017) é povoado por estes personagens, […]

Por Revista Moviola

15 de Março de 2019

O filme Encantada (2007) conta a história da princesa Giselle (Amy Adams), que mora no reino de Andalasia. Certo dia, após cair em um poço, ela vai parar na cidade de Nova Iorque. Lá encontra Robert (Patrick Dempsey), um procurador e se hospeda no apartamento dele. Edward (James Marsden), o príncipe de Andalasia, também cai […]

Por Revista Moviola

26 de Fevereiro de 2019

Perigo Por Encomenda (2012), escrito e dirigido por David Koepp, traz ao público a cidade de Nova York como elemento determinante na narrativa e na estética do filme. O longa conta a história de um mensageiro que usa como transporte uma bicicleta (Wilee, interpretado por Joseph Gordon-Levitt) em Manhattan, o personagem precisa entregar, um envelope […]

Por Revista Moviola

21 de Fevereiro de 2019

Garota Sombria Caminha Pela Noite (2014) é um filme baseado em um curta de terror, com roteiro e direção de Ana Lily Amirpour e vencedor do prêmio da Revelação Cartier no Festival de Deauville em 2014. Uma produção realizada por imigrantes iranianos nos Estados Unidos que traz um estilo mesclado entre o horror, a fantasia, […]

Anima Mundi Animação animações Brasil Cineclube Cinema cinema americano cinema brasileiro Cinema francês Crítica Crítica Cinematográfica crítico de cinema Curta Curta-metragem Curtas Documentário Entrevista Facha Festival Festival de Berlim Festival de Cannes Festival de Veneza Festival do Rio Festival do Rio 2009 Festival do Rio 2010 Festival do Rio 2011 Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 festrio ficção filme Gay Literatura London Film Festival Luiz Rosemberg Filho Mix Brasil Mostra Mostra de Tiradentes Música Odeon Oscar Resenha Rio de Janeiro Versos É Tudo Verdade

WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck and Luke Morton requires Flash Player 9 or better.