Revista Moviola – Revista de cinema e artes » MTV volta à vida

MTV volta à vida


Por

Publicado em 18 de Outubro de 2007

viagem_ao_centro_do_brasil.jpgHá alguns anos a MTV não dá mais tanta bola pra música. Aliás, quase nenhuma. Virou um canal mais parecido com o gringo E! Entertainment, de fofocas e bobagens, do que ligada à indústria fonográfica. Reality Shows toscos, debates inaudíveis e inúteis, programas de relacionamentos adolescentes. Talvez só Hermes e Renato e suas dublagens toscas rendam algo interessante ainda. Mas vim aqui falar de uma surpresa agradável que tive.

Rodava os canais após o jogo do Brasil e o espetáculo de entretenimento e alegria que Robinho proporcionou – provavelmente 10 segundos mais interessantes do que 1 semana de MTV – e pulei pra tal Music Television. Parei no Otto pintado de índio. O Otto, pra quem desconhece (alguém?!) foi percussionista da lendária Nação Zumbi e do maravilhoso Mundo Livre S.A. e agora segue carreira solo. É uma figura rara na música brasileira: despojado, alucinado, e profundo conhecedor de música.

O programa, intitulado Viagem ao Centro do Brasil (homenagem ao livro quase homônimo de Júlio Verne), mostra Otto viajando pelo país e nos mostrando a cultura musical local. Neste episódio, Otto vai parar em Belém do Pará. Chega e já mostra que sabe do que tá falando: da varanda do hotel, conta que em Belém chove “todo dia” em torno das 16:00, então é usual as pessoas marcarem seus compromissos pra “antes da chuva”, ou “depois da chuva”. É essa relação íntima com seu objeto, seja a música e os músicos da região, seja a própria região em si, que vai marcar profundamente o andamento do programa todo, e que irá proporcionar todo o ar de “passeio com um amigo”.

laurentino.jpgConhecendo a cidade e suas quebradas, Otto nos apresenta Mestre Laurentino, segundo ele mesmo figura folclórica de Belém e roqueiro mais velho do mundo. Senta pra tomar uma cerveja com ele, fala bobagem, ri bastante, conversa de amigo típica de papo de bar – tradição saudavelmente mantida pelos editores da Moviola. Bonito pacas.

Depois leva o cara pra casa e, à sua maneira de tecer homenagem ao grande mestre (de quem o próprio Mundo Livre SA gravou músicas) bota o homem pra dar um show na sua suíte. Laurentino toca gaita, dança e canta. Ao fim, Otto vira pra ele e fala: “Laurentino, vamo no Tecno Brega?”. E eles vão mesmo.

Otto mostra então como respeita a música. O que poderia ser considerado coisa qualquer por muitos, é dançada em alto e bom som por Otto e, claro, Mestre Laurentino. Otto elogia o Tecnobrega e mostra como a música popular do Brasil tem muito a oferecer. Muito mesmo. Depois ainda surge em festas populares, sambas, um show do La Pupuña, festas populares como a do Boi Bumbá, em pleno domingão paraense. Explica, então, que o Boi Bumbá surgiu de manifestação folclórica popular, lenda, onde um boi era ressuscitado a pedido de um escravo. A MTV segue o exemplo e ressuscita a pedido de Otto, que ao fim do programa (cenas do próximo capítulo), em toda sua extravagância nem um pouco afetada ou egocêntrica, tira a roupa e nada pelado nas águas entre dunas de sabe-se lá onde. Fico surpreso de ver, num canal tão distanciado desse universo, um brilhante programa a respeito de música popular, em respeito a música popular.

Viagem ao Centro do Brasil passa todo sábado às 23:30, com reprises segundas às 23:30, quartas às 0:00 e sextas às 21:00.



2 Commentários sobre 'MTV volta à vida'

  1.  
    Vitoria Lais Santos

    13 Novembro, 2007| 5:03 pm


     

    Concordo com você, Fernanda. Uma ótima série, como há tempos não via na MTV. O mais bacana é perceber o bem-estar que o Otto transmitiu durante as filmagens. Me ancantei com o programa por ser uma forte admiradora do nordeste brasileiro e descobri um apresentador realmente feliz e impressionado.

  2.  
    Fernando Secco

    13 Novembro, 2007| 10:32 pm


     

    hahahaa, fora que eu sou muy macho, com nome terminado em “o” e tudo, concordo com o que você disse: apresentador feliz, impressionado e impressionante. Isso porque o Otto não é “só” apresentador, ele vive isso. Aí fica fácil, espontâneo. Realmente ótimo o programa.
    Abraços e continue lendo nóis que nóis gosta e muito.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Dê a sua opinião. Mas lembre-se: os comentários serão moderados. Apenas após análise dos editores eles serão postados.



RSS feed para comentários deste artigo | TrackBack URL

 

Por Revista Moviola

28 de Outubro de 2019

                            Em 2020, o Internacional Uranium Film Festival comemorará uma década. O evento é o único no país dedicado a expor e debater o invisível mundo atômico e seus riscos radioativos. Em quase uma década, o festival reuniu produções cinematográficas de vários […]

Por Revista Moviola

19 de Outubro de 2019

              O longa-metragem Fendas apresenta uma protagonista mulher e paisagens, sons e imagens que envolvem seu trabalho num centro de pesquisas no Rio Grande do Norte. Seus objetos de pesquisa e seu cotidiano se mesclam. A personagem, uma cientista do campo da física, captura imagens de pessoas à distância. […]

Por Marcella Rangel

22 de Março de 2019

Se7en (1995) é o segundo filme do diretor David Fincher, no elenco, Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey na pele de um serial killers dos mais interessantes do cinema. O filme conta a história de David Mills (Pitt) e sua mulher, Tracy (papel de Paltrow), o casal esta de mudança mudaça para […]

Por Revista Moviola

20 de Março de 2019

Nos arredores de Orlando, na Flórida, em hotéis e complexos de quinta categoria – com imitações plastificadas de atrações dos parques tão próximos da Disney – são oferecidas estadias para turistas que querem economizar, como também servem de moradia, não oficial, para famílias americanas de baixa renda. Projeto Flórida (2017) é povoado por estes personagens, […]

Por Revista Moviola

15 de Março de 2019

O filme Encantada (2007) conta a história da princesa Giselle (Amy Adams), que mora no reino de Andalasia. Certo dia, após cair em um poço, ela vai parar na cidade de Nova Iorque. Lá encontra Robert (Patrick Dempsey), um procurador e se hospeda no apartamento dele. Edward (James Marsden), o príncipe de Andalasia, também cai […]

Anima Mundi Animação animações Brasil Cineclube Cinema cinema americano cinema brasileiro Cinema francês Crítica Crítica Cinematográfica crítico de cinema Curta Curta-metragem Curtas Documentário Entrevista Facha Festival Festival de Berlim Festival de Cannes Festival de Veneza Festival do Rio Festival do Rio 2009 Festival do Rio 2010 Festival do Rio 2011 Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 festrio ficção filme Gay Literatura London Film Festival Luiz Rosemberg Filho Mix Brasil Mostra Mostra de Tiradentes Odeon Oscar Poemas Resenha Rio de Janeiro Versos É Tudo Verdade

WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck and Luke Morton requires Flash Player 9 or better.